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Travões para o seu carro: importante para a seleção

Sistema de travagem: modo de funcionamento, avarias, reparação e substituição

O sistema de travagem destina-se a parar ou desacelerar o carro quando este se encontra em movimento. Também é utilizado para manter o veículo parado, mesmo em estradas inclinadas.

Principais tipos

De acordo com a finalidade pretendida:

  • Primário (serviço): utilizado para diminuir a velocidade do veículo ou imobilizá-lo completamente. Nos sistemas de travões hidráulicos, instalados em todos os veículos de passageiros, o fluido dos travões transfere a força do pedal para as pastilhas ou sapatas dos travões; nos pneumáticos, comuns nos camiões, esta função é desempenhada pelo ar comprimido.
  • Secundário (reserva): normalmente, faz parte do sistema primário de travões, mas também pode ser um sistema separado. É utilizado quando os travões de serviço falham.
  • De mão (emergência): é utilizado para manter o carro parado durante muito tempo. Evita que o veículo se mova espontaneamente quando está estacionado numa inclinação e de recuar quando arranca em subida. Normalmente, tem um atuador mecânico, no qual as pastilhas dos travões são acionadas através de um cabo de metal. Contudo, também existem sistemas atuados eletromecanicamente, onde um motor elétrico montado diretamente na pinça do travão, pressionam as pastilhas contra o disco.

De acordo com o tipo de mecanismo:

  • Com discos: este sistema é mais eficiente. Assegura uma distância de travagem curta e é resistente ao sobreaquecimento. Contudo, é propenso a ficar sujo.
  • Com tambores: é menos eficiente do que o sistema com discos, mas está bem protegido contra a sujidade, podendo assim equipar o eixo traseiro de alguns SUVs. As sapatas dos travões gastam-se mais lentamente.

Principais componentes e especificidades de funcionamento do sistema de travagem

Os elementos chave do sistema de travagem hidráulico são a caixa do pedal, os cilindros mestre e da roda ou as pinças dos travões, discos ou tambores, bem como pastilhas dos travões e sapatas, tubagens e mangueiras. Quando o pedal é pressionado, o pistão do cilindro mestre move-se e o fluido dos travões é pressionado para impulsionar os pistões das pinças dos travões ou dos cilindros das rodas. Os pistões, estando em contacto com as pastilhas dos travões ou as sapatas, exercem pressão contra o disco ou contra o tambor.

Nos travões de mão, normalmente é utilizado um sistema de alavancas e cabos para transferir força às pastilhas (sapatas).

Avarias mais comuns

  • Perda de estanquidade do sistema, provocada pelo endurecimento dos vedantes dos cilindros (pinças) pistões, acessórios ou tubagens com fendas, em resultado de uma colisão.
  • Pinos guia das pinças dos travões encravadas, devido à falta de lubrificação atempada das peças, foles rasgados ou lubrificante inadequado.
  • Os disco dos travões podem empenar, devido ao sobreaquecimento.
  • Desgaste prematuro ou desigual das pastilhas dos travões (sapatas) provocado por um estilo de condução agressivo, pela má qualidade das peças ou erros durante a instalação.

Formas comprovadas de prolongar a vida útil do sistema

Para assegurar uma vida útil longa e eficiente do seu sistema de travagem, deve lubrificar os pinos guia das pinças e substituir o líquido funcional atempadamente, e evitar hábitos de condução agressiva. Após a instalação de novos discos e pastilhas dos travões, estes têm de ser adequadamente montados.

O que deve saber sobre a reparação dos sistemas de travões

Normalmente, as reparações do sistema de travagem envolvem a instalação de peças novas em vez de peças com problemas. Por exemplo, os tubos, mangueiras, encaixes e conetores com fugas, pistões e vedantes endurecidos, as pastilhas gastas, os discos danificados ou gastos têm de ser substituídos. É possível restaurar o cilindro mestre com a ajuda do kit de reparação, que contém anéis vedantes, vedantes e anilhas, pistões e molas. Também existem kits de reparação para as pinças dos travões.

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