Suspensão está disponível para 172 marcas de automóveis
Suspensão por fabricantes:
Suspensão: modo de funcionamento, avarias, reparação e substituição
A suspensão de um veículo constitui-se de um conjunto de elementos, que liga as rodas do veículo à sua carroçaria ou chassis, e assegura a direcção necessária de movimento das rodas em relação ao chassis.
Principais tipos
De acordo com o design:
- Dependente: possui uma ligação rígida entre as duas rodas do mesmo eixo: quando a roda esquerda se move, a direita muda igualmente a sua posição. O eixo está ligado à carroçaria com a ajuda de feixes de molas ou braços de controlo.
- Independente: nesta disposição, cada roda está ligada ao carro separadamente com a ajuda de um ou vários braços de controlo.
De acordo com o número de braços:
- Com um braço de controlo: um exemplo desta disposição é a suspensão MacPherson, que tem apenas um braço inferior com três pontos de montagem. Pode ver este tipo de suspensão em muitos carros, em especial no eixo dianteiro, já que é notável pelo preço acessível, pela elevada sustentabilidade, e assegura uma condução muito confortável.
- Com dois braços de controlo: podem ser colocados longitudinalmente, transversalmente ou diagonalmente relativamente ao eixo longitudinal do carro. Este design caracteriza-se pela elevada absorção de energia, pela forma excelente como lida com irregularidades na estrada, mas ocupam muito espaço.
- Com quatro ou mais braços de controlo: esta disposição é a mais dispendiosa, mas tem as melhores características.
Principais componentes e especificidades de funcionamento da suspensão
Os braços de controlo asseguram um movimento vertical limitado das rodas e guiam-nas. Um braço está ligado ao cubo de roda através da junta esférica. O rolamento do cubo de roda assegura a rotação do cubo à volta do seu eixo. O disco de travão e a roda estão ligados ao cubo de roda.
De forma a prevenir a inclinação da carroçaria e para assegurar a máxima estabilidade do veículo, são utilizados estabilizadores. Os elementos de fixação da suspensão, as junta esféricas, asseguram uma ligação móvel entre as peças, e os casquilhos de borracha, que absorvem vibrações.
Avarias mais comuns
- Normalmente, as buchas e os casquilhos desgastam-se, devido à exposição a agentes de descongelação, à condução descuidada em estradas acidentadas, ou à utilização de componentes de má qualidade.
- Os braços de controlo podem ficar deformados, se forem sujeitos a um impacto forte ao conduzir por cima de um obstáculo ou após uma colisão.
- O rolamento do cubo da roda parte-se, o que pode ser provocado pela entrada de pó e humidade no seu interior, e pela saída de lubrificante, devido à deterioração dos vedantes.
Formas comprovadas de prolongar a vida útil do sistema
Compre sempre peças de boa qualidade. Substitua as peças danificadas atempadamente, já que podem provocar a avaria noutros componentes do sistema. Deixe, que sejam instalados por profissionais. Tente conduzir cuidadosamente, em especial em estradas acidentadas.
O que deve saber sobre a reparação da suspensão
As reparações da suspensão envolvem a mudança dos componentes desgastados: casquilhos, braços de controlo, apoios da suspensão, rolamentos dos cubos. O ajustamento também é necessário. A utilização de componentes danificados é inaceitável, já que afecta de forma adversa a manobrabilidade e pode levar a um acidente rodoviário.
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