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Limpeza dos vidros por fabricantes:
Sistema limpa-para-brisas: modo de funcionamento, avarias, manutenção e substituição
O sistema limpa-para-brisas é um componente importante da segurança ativa do veículo. Permite manter o para-brisas e o vidro traseiro limpos, independentemente das condições atmosféricas.
Principais tipos
De acordo com o tipo de controlo:
- Com controlo manual: o condutor liga-o manualmente.
- Com controlo eletrónico: inclui um sensor de chuva. Uma unidade de controlo liga o sistema sempre que necessário.
Principais componentes e especificidades de funcionamento do sistema limpa-para-brisas
As escovas escovas de limpa-para-brisas eliminam a sujidade e a humidade do vidro. São movidas por um motor elétrico por intermédio de alavancas, elos e junta esféricas. O motor é alimentado quando o interruptor na coluna do volante está na respectiva posição. Além disso, o sistema tem um relé para escovas intermitentes, que ativas as escovas num modo intermitente.
Um componente padrão dos sistemas sistema limpa-para-brisas utilizados nos automóveis modernos é o lava para-brisas. Consiste num reservatório destinado a armazenar um líquido de limpeza anticongelante, uma bomba que assegura a sua passagem através das tubagens e bicos que pulverizam o líquido.
As avarias mais comuns
- As escovas limpa-para-brisas ficam danificadas, devido à má qualidade do líquido de limpeza ou à falta deste o que provoca fricção a seco.
- Um motor elétrico queimado pode ser o resultado da tentativa de ligar as escovas limpa-para-brisas quando estas estão congeladas no vidro.
- As juntas móveis podem ficar presas, devido à corrosão.
- Os bicos podem ficar entupidos, porque o líquido de limpeza não foi trocado atempadamente ou por causa da sua má qualidade.
- A bomba não funciona, por causa dos fusíveis queimados ou terminais corroídos.
Formas comprovadas de prolongar a vida útil do sistema
As escovas limpa-para-brisas são consumíveis e devem ser substituídas atempadamente. Aconselha-se, que ocasionalmente lubrifique as rótulas com um composto especial. Quando o para-brisas fica engordurado, limpe-o manualmente com químicos especiais num primeiro momento, e só depois pode ligar o sistema limpa-para-brisas. Durante o inverno, assegure-se de que espera que as escovas descongelam antes de ligar o sistema. Nunca deixe que as escovas entrem em fricção com superfícies secas. Isto não é apenas e mau para os componentes, mas também para o vidro. Assegure-se, de que os bicos pulverizadores estão ajustados adequadamente. Toda a superfície limpa pelas escovas deve ficar humedecida.
O que deve saber sobre reparação do sistema limpa-para-brisas
Normalmente, a reparação do sistema de limpa-para-brisas envolve a substituição dos componentes danificados. A única excepção é a parte elétrica, sendo que por vezes, apenas necessita de limpar os contactos para eliminar as avarias.
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