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Sistema De Amortecimento para o seu carro: importante para a seleção

Sistema de amortecimento: modo de funcionamento, avarias, manutenção e substituição

O sistema de amortecimento inclui componentes e conjuntos concebidos para absorver vibrações durante a condução em estradas irregulares, amortecer choques, e também evitar a oscilação da carroçaria ao acelerar e abrandar. Mantém a carroçaria do carro ao nível necessário acima do solo, e assegura uma condução confortável. Proporciona segurança de condução e manobrabilidade do veículo.

Principais tipos

De acordo com o tipo de amortecedores:

  • Com amortecedores monotubo: o seu design tem um cilindro funcional, que é ao mesmo tempo a carcaça do sistema.
  • Com amortecedores de tubo duplo: o seu cilindro funcional está colocado dentro da carcaça. Existe uma folga entre as suas paredes.

De acordo com o tipo de elementos da suspensão:

  • Com feixes de molas: têm várias folhas de aço com diferentes comprimentos unidos com grampos.
  • Com molas helicoidais: feitas de cabos com secção constante ou variável.
  • Com barras de torção: feitas sob formato de veios, que absorvem vibrações ao serem torcidas.
  • Pneumáticos (ar): permitem ajustar a altura do carro. Os foles do ar podem ser utilizados com molas ou amortecedores, ou como elementos independentes.
  • Hidropneumáticos: nestes sistemas de amortecimento, os elementos elásticos são esferas hidropneumáticas preenchidas com gás e líquido.

De acordo com a ajustabilidade das propriedades de amortecimento:

  • Não ajustáveis: as características das molas e dos amortecedores são definidos na fábrica.
  • Ajustáveis: permitem ajustar a rigidez dos amortecedores, a pré-carga das molas e a altura ao solo.
  • Adaptativos: a intensidade de amortecimento é alterada de acordo com as condições da estrada. Isto torna-se possível, graças à utilização de molas feitas de cabos com rigidez variável e amortecedores com válvulas solenoides ou um fluido especial.

Principais componentes e características funcionais do sistema de amortecimento

Os principais elementos do sistema são os amortecedores e as molas. Estão ligados à carroçaria do carro e aos componentes da suspensão através de casquilhos e, por vezes suportes ou tampas de molas (capas). O veio do amortecedor está equipado com um batente e um fole. O primeiro é concebido para limitar o curso do veio quando o amortecedor está totalmente comprimido. O último protege o conjunto contra impactos ambientais negativos. As molas podem fazer parte do apoio da suspensão ou instaladas separadamente.

Avarias mais comuns

  • Cedência das molas, provocada pela falha no cumprimento dos intervalos de substituição recomendados, pela constante sobrecarga do veículo e pela utilização de componentes inadequados.
  • As bobinas das peças podem ficar danificadas, o que pode acontecer como resultado de uma colisão, da exposição à humidade e sujidade.
  • Os amortecedores perdem a rigidez, devido ao desgaste ou vedantes gastos.
  • Tampas enferrujadas (capas) das molas no sistema de amortecimento são resultado da condução frequente em estradas com lama, ambientes com alterações rápidas de temperatura, ou exposição a químicos da estrada.

Formas comprovadas de prolongar a vida útil do sistema

Evite a condução agressiva, abrande antes de chegar a obstáculos e em curva. Isto irá reduzir a carga nos componentes do sistema de amortecimento. Verifique regularmente os foles: se estiverem rasgados, substitua-os. Limpe a sujidade dos componentes, isto irá ajudar a evitar a corrosão.

O que deve saber sobre a reparação do sistema de amortecimento

Os componentes do sistema de amortecimento não podem ser reparados. Se ficarem avariados, têm de ser substituídos. É muito importante instalar novas peças atempadamente. Caso contrário, os componentes da suspensão irão desgastar-se prematuramente.

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