Selecionar o carro para Motor Motor para seu carro
Por favor, preencha a sua pesquisa
1
2
3

Motor está disponível para 166 marcas de automóveis

Motor para RENAULT loja online RENAULT
Motor para OPEL loja online OPEL
Motor para PEUGEOT loja online PEUGEOT
Motor para MERCEDES-BENZ adquirir a baixo preço MERCEDES-BENZ
Motor para CITROËN adquirir a baixo preço CITROËN
Motor para AUDI adquirir a baixo preço AUDI
Motor para FIAT adquirir a baixo preço FIAT
Motor SEAT catálogo SEAT
Motor MITSUBISHI catálogo MITSUBISHI
HYUNDAI HYUNDAI
MAZDA MAZDA
ALFA ROMEO ALFA ROMEO
SMART SMART
SKODA SKODA
KIA KIA
LAND ROVER LAND ROVER
MINI MINI
CHEVROLET CHEVROLET
JEEP JEEP
ROVER ROVER
LANCIA LANCIA
DACIA DACIA
PORSCHE PORSCHE
JAGUAR JAGUAR
IVECO IVECO
SAAB SAAB
CHRYSLER CHRYSLER
DAEWOO DAEWOO
SUBARU SUBARU
DAIHATSU DAIHATSU
ISUZU ISUZU
SSANGYONG SSANGYONG
MG MG
LEXUS LEXUS
DODGE DODGE
UMM UMM
ABARTH ABARTH
BEDFORD BEDFORD
TESLA TESLA
AIXAM AIXAM
AUSTIN AUSTIN
FERRARI FERRARI
DS DS
FORD USA FORD USA
LAMBORGHINI LAMBORGHINI
LADA LADA
MASERATI MASERATI
TATA (TELCO) TATA (TELCO)
TALBOT TALBOT
TRIUMPH TRIUMPH
PIAGGIO PIAGGIO
MAHINDRA MAHINDRA
HUMMER HUMMER
CHERY CHERY
MICROCAR MICROCAR
VAUXHALL VAUXHALL
INFINITI INFINITI
LOTUS LOTUS
PONTIAC PONTIAC
BENTLEY BENTLEY
ASIA MOTORS ASIA MOTORS
CADILLAC CADILLAC
ASTON MARTIN ASTON MARTIN
AUTOBIANCHI AUTOBIANCHI
MORRIS MORRIS
RENAULT TRUCKS RENAULT TRUCKS
BUGATTI BUGATTI
BERTONE BERTONE
LIGIER LIGIER
MCLAREN MCLAREN
ARO ARO
MAN MAN
NSU NSU
ROLLS-ROYCE ROLLS-ROYCE
ALPINA ALPINA
SANTANA SANTANA
ALPINE ALPINE
ZUENDAPP ZUENDAPP
LINCOLN LINCOLN
GREAT WALL GREAT WALL
FISKER FISKER
ACURA ACURA
INNOCENTI INNOCENTI
AUTO UNION AUTO UNION
DAF DAF
GMC GMC
BORGWARD BORGWARD
EBRO EBRO
STEYR STEYR
MORGAN MORGAN
BUICK BUICK
CATERHAM CATERHAM
AUSTIN-HEALEY AUSTIN-HEALEY
KTM KTM
CASALINI CASALINI
GEELY (GLEAGLE) GEELY (GLEAGLE)
PAGANI PAGANI
CUPRA CUPRA
BRABUS BRABUS
GENESIS GENESIS
DAIMLER DAIMLER
ZASTAVA ZASTAVA
BARKAS BARKAS
GAZ GAZ
MERCURY MERCURY
WARTBURG WARTBURG
TRABANT TRABANT
AC AC
FSO FSO
PROTON PROTON
HOLDEN HOLDEN
FORD OTOSAN FORD OTOSAN
GLAS GLAS
MOSKVICH MOSKVICH
MEGA MEGA
PLYMOUTH PLYMOUTH
TVR TVR
WESTFIELD WESTFIELD
MARUTI MARUTI
OLDSMOBILE OLDSMOBILE
LDV LDV
CARBODIES CARBODIES
DE TOMASO DE TOMASO
SATURN SATURN
INDIGO INDIGO
MINELLI MINELLI
PANTHER PANTHER
SHELBY SHELBY
UAZ UAZ
WIESMANN WIESMANN
PUCH PUCH
MAYBACH MAYBACH
ASKAM (FARGO/DESOTO) ASKAM (FARGO/DESOTO)
JIANGLING LANDWIND JIANGLING LANDWIND
SCION SCION
AUVERLAND AUVERLAND
FORD ASIA / OCEANIA FORD ASIA / OCEANIA
JINBEI JINBEI
FAW FAW
PININFARINA PININFARINA
LTI LTI
BUICK (SGM) BUICK (SGM)
SHUANGHUAN AUTO SHUANGHUAN AUTO
ARTEGA ARTEGA
DR DR
THINK THINK
RAM RAM
BESTURN (FAW) BESTURN (FAW)
MIA ELECTRIC MIA ELECTRIC
HAVAL HAVAL
STREETSCOOTER STREETSCOOTER
LLOYD LLOYD
VICTORY VICTORY
DFSK DFSK
GERMAN E-CARS GERMAN E-CARS
ALVIS ALVIS
GOUPIL GOUPIL
LEVC LEVC
Mais
Motor para o seu carro: importante para a seleção

Motor: modo de funcionamento, avarias, reparações e substituição

O motor é uma das mais importantes unidades de um veículo. Foi concebido para converter energia térmica em mecânica. Esta unidade assegura a rotação das rodas.

Principais tipos

De acordo com o tipo de combustível:

  • Gasolina: estes motores incendeiam a mistura de ar-combustível comprimida com a ajuda de uma chispa elétrica.
  • Diesel: o seu modo de funcionamento baseia-se na capacidade do combustível pulverizado incendiar-se quando entra em contacto com ar comprimido.

De acordo com o método de fornecimento de ar:

  • Motores com aspiração atmosférica: o vácuo no cilindro do motor assegura a alimentação de ar ou de mistura de ar-combustível.
  • Turboalimentado: o ar ou a mistura de ar-combustível são fornecidos sob pressão aos cilindros com recurso a um turbocompressor. Isto permite aumentar a potência do desempenho do motor.

Principais componentes e especificidades do funcionamento do motor

As peças principais do motor são a cambota, o bloco de cilindros do motor e a sua cabeça. Esta última tem locais para montar as velas da ignição, bem como as portas para a entrada e a saída da mistura ar-combustível. Estas portas estão fechadas com válvulas. Um pistão ligado ao veio de ligação move-se dentro do cilindro. O tirante da biela está ligado à cambota, que por sua vez está ligada à árvore de cames com recurso a uma correia ou uma correia de distribuição. A árvore de cames controla a abertura e o fecho das válvulas. Existe um volante na outra extremidade da cambota, cujo torque é transmitido às rodas através da caixa de velocidades. Os componentes móveis da unidade são lubrificados com óleo do cárter. Para evitar a entrada de óleo nas câmaras de combustão, os pistões estão equipados com anéis especiais e as válvulas com hastes das válvulas.

O bloco de cilindros do motor e a sua cabeça têm portas especiais para o líquido de refrigeração e para o óleo. A união entre o bloco de cilindros e a cabeça dos cilindros é vedada com uma junta.

Avarias mais comuns

  • Depósitos de carvão nas paredes do cilindro e noutros componentes do motor: estes depósitos podem acumular-se, devido aos anéis dos pistões gastos ou a hastes das válvulas também gastas.
  • Componentes gastos do grupo cilindro-pistão: isto acontece devido a sobreaquecimento do motor, má lubrificação ou entrada de sujidade nas câmaras de combustão através da válvula EGR.
  • Pistão queimado: pode ser resultado de um sistema de arrefecimento avariado, da utilização de gasolina com número de octanas abaixo do necessário, temporização incorrecta da ignição ou fornecimento antecipado de combustível, batimento, ignição mais demorada da vela de ignição, ou falha do injector.
  • Válvulas avariadas: a falha destes componentes pode ser provocada por uma correia ou corrente da distribuição partida.

Formas comprovadas de prolongar a vida útil do motor

Para assegurar o funcionamento prolongando e eficiente do motor, deve mudar o óleo atempadamente e substituir os filtros do óleo, do combustível e do ar. Utilize apenas lubrificantes recomendados pelo fabricante do automóvel. Ao substituir a junta da cabeça do cilindro, mantenha o torque de aperto para os fixadores roscados, especificado nos documentos técnicos. Quando estiver frio, deixe o motor aquecer antes de o manter em elevadas rpm.

O que deve saber sobre a reparação de motores

O volume de trabalho depende do tipo de avaria. Por norma, é suficiente substituir os componentes avariados tais como válvulas, elevadores hidráulicos de válvulas e vedantes.

Uma revisão mais aprofundada do motor implica a sua desmontagem completa. Isto permite limpar o motor, rectificar os seus cilindros ou instalar novas mangas dos cilindros, bem como substituir os pistões e anéis dos pistões. Se o bloco de cilindros do motor ou a sua cabeça estiverem com fendas, terão de ser substituídos. Se existir uma folga entre o bloco de cilindros e a sua cabeça, este componentes terão de ser retificados. Assim que o motor estiver novamente montado, deve ser ajustado e testado em locais especiais.

Motordoctor.pt: apenas peças de elevada qualidade para o seu veículo

Pode sempre encomendar componentes do motor de elevada qualidade connosco. Oferecemos preços acessíveis, inúmeras promoções, assistência profissional na escolha dos produtos, bem como a oportunidade de obter entregas gratuitas.

PREÇOS COM DESCONTO

Preços altamente reduzidos em peças de reposição de muitas marcas

TRANSPORTE SEGURO

A partir de um valor de encomenda de 300 € nós entregamos gratuitamente

Uma optima entrega!

A sua encomenda será enviada o mais rapidamente possível, após a recepção do pagamento

Métodos de entrega

Uma optima entrega! Você receberá sua encomenda de autopeças dentro de alguns dias úteis

Motordoctor.pt - Linha direta e apoio ao clienteMotordoctor.pt - Linha direta e apoio ao cliente
Lista da mercadoria desejada 0 Registo
0
Produto
#
0
O seu carrinho está vazio