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Filtros por fabricantes:
Filtros: modo de funcionamento, avarias, reparação e substituição
Os filtros são elementos concebidos para limpar a sujidade do meio funcional, humidade e produtos de desgaste. Asseguram o funcionamento eficiente do sistema em que são utilizados, e protegem os seus componentes contra a deterioração.
Principais tipos
De acordo com a finalidade pretendida:
- Ar: removem pó, pólen, partículas de fuligem e outras impurezas do ar, que entra no motor.
- Óleo: limpam a fuligem presente no óleo, rebarbas de metal, partículas suspensas e produtos da corrosão.
- Combustível: aprisionam partículas de areia, de ferrugem e de tinta, e por vezes também humidade, que podem estar contidas no combustível.
- Habitáculo: previnem a entrada de pó e agentes patogénicos no veículo, e também absorvem gases nocivos.
- Hidráulico: são utilizados nas transmissões, na direcção assistida e noutros sistemas.
- Secadores dos filtros: podem ser encontrados nas unidades de ar condicionado e nos sistemas de travagem pneumática dos veículos comerciais, sendo concebidos para aprisionar a humidade e impurezas.
Especificidades de funcionamento dos filtros
A maioria dos produtos utilizados nos automóveis modernos são feitos em papel especial ou tecidos não tecidos. Por norma, proporcionam filtração mecânica, sendo que, graças à sua estrutura porosa, o elemento filtrante deixa passar o ar ou o fluido funcional para permitir, que as impurezas fiquem nas dobras da superfície do filtro. As excepções são os filtros do ar de fluxo elevado, já que o seu modo de funcionamento se baseia na propriedade física das impurezas se desviarem do fluxo de ar principal, os filtros do habitáculo de carbono, que têm uma camada de adsorção, e os secadores dos filtros, já que absorvem a humidade, graças à presença de adsorvente.
Avarias mais comuns
- Desempenho reduzido do produto, que pode ser provocado pela falha na substituição atempada, pela condução em zonas poeirentas, e pela utilização de fluidos de má qualidade.
- Elemento filtrante deformado ou rasgado é frequentemente resultado da utilização de um componente de má qualidade.
- Perda de estanquidade da carcaça ou dos vedantes, que pode ser provocada por um acidente.
Formas comprovadas de prolongar a vida útil dos componentes
De forma a manter a eficiência do componente durante muito tempo deve utilizar apenas óleos e fluidos hidráulicos de elevada qualidade e abastecer combustível em bombas confiáveis. Os produtos de má qualidade podem conter muitas impurezas. Deve ter cuidado ao utilizar diversos aditivos: os componentes neles contidos podem danificar os vedantes ou levar à corrosão dos componentes do sistema, levando assim ao rápido entupimento do filtro. Também é aconselhável evitar o sobreaquecimento do motor e a limpeza regular dos sistemas de lubrificação e arrefecimento, etc.
O que deve saber sobre a reparação de filtros
Estes componentes são consumíveis e não podem ser reparados. Mais, é muito importante substituí-los atempadamente, já que o seu estado afeta diretamente o desempenho de muitas unidades e componentes.
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