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Transmissão de correia / corrente por fabricantes:
Correias e correntes da transmissão: modo de funcionamento, avarias, reparação e substituição
As correias e correntes da transmissão sincronizam a rotação da cambota e da árvore de cames do motor. Também movem os acessórios do motor.
Principais tipos
De acordo com a finalidade pretendida:
- Distribuição: a distribuição recorre tanto a correias,como a correntes.
- Distribuição de acessórios: apenas podem ser utilizadas correias.
De acordo com o tipo de correia:
- Correia trapezoidal: o torque é transmitido através de uma força de fricção.
- Correia dentada: o modo de funcionamento do sistema baseia-se na interacção dos dentes da correia com os sulcos na polia.
De acordo com o tipo de corrente:
- Corrente de rolos: consiste em links alternados de dois tipos.
- Corrente de folhas: é feita recorrendo a pequenas placas e pinos de metal.
Principais componentes e especificidades do funcionamento das correias e correntes da transmissão
Os tensores são utilizados para assegurar a tensão adequada da correia ou da corrente. As correias de transmissão têm polias ajustáveis manual ou automaticamente. As correntes da transmissão têm um tensor especial hidráulico com um deslizador. Os sistemas de transmissão dos acessórios incluem muitas mais unidades. Pode encontrar polias, que alteram o caminho da correia e asseguram o seu contacto com as polias dos acessórios do motor.
Avarias mais comuns
- Material da correia desgastado: pode acontecer, devido a uma correia com tensão insuficiente, alinhamento incorrecto da polia ou instalação de uma peça nova com componentes da transmissão antiga.
- Camada de tecido ou cordão tênsil danificados. As razões para tal podem ser a oscilação da correia e o facto desta entrar em contacto com outros componentes como flanges ou parafusos.
- Deslizamento e sobreaquecimento da correia: isto pode acontecer se o componente ficar engordurado, devido a vedantes em mau estado.
- Fendas, sulcos e rebarbas nas polias tensoras: podem ser provocados por correias demasiado apertadas.
- Encravamentos da polia tensora, devido a um rolamento danificado.
- Tensor hidráulico da correia danificado: as razões para tal podem ser uma válvula “encravada”, uma mola solta e passagens entupidas por causa de mudanças de óleo fora de tempo.
Formas comprovadas de prolongar a vida útil do sistema
A tensão da correia ou da corrente adequada proporciona um funcionamento longo e sem falhas dos mecanismos. Deve ser ajustada não apenas no momento da instalação, mas também durante o funcionamento. Todos os componentes das correias ou correntes da transmissão devem ser substituídos em kit com polia tensora e de desvio, tensores e, se necessário, polias das unidades alimentadas. Também pode mudar o óleo do motor atempadamente. O óleo contaminado afecta negativamente o funcionamento dos tensores, reduzindo assim a eficiência e a vida útil das correias ou correntes da transmissão.
O que deve saber sobre a reparação das correias e correntes da transmissão
Estes componentes não podem ser reparados. Se falharem, têm de ser substituídos. A utilização de peças avariadas pode levar a avarias do motor e dos seus acessórios.
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